CODEHAMPER

☰ Menu

Pagar as dívidas ou investir ?

As vezes as pessoas precisam decidir entre pagar dívidas ou investir. Investir ao invés de saldar a dívida mais rapidamente é uma boa opção? o que fazer primeiro, quitar as dívidas ou começar a investir para ter um futuro mais tranquilo?

Não existe grande mistério para responder a esta questão, já que a maioria dos empréstimos possuem taxas de juros superiores ao rendimento dos investimentos mais tradicionais (como poupança, renda fixa ou tesouro direto).

Sendo assim, antes de começar a guardar dinheiro para emergências ou para a aposentadoria, garanta que suas pendências atuais sejam resolvidas.

As únicas exceções em que torna-se mais vantajoso começar a investir antes de pagar dívidas são para as opções de crédito que possuem juros bastante baixos – normalmente subsidiados por alguma política pública, como crédito imobiliário para moradia popular.

Quais dívidas pagar primeiro?

Muitas pessoas se enganam na gestão das suas dívidas, optando por pagar primeiro aquelas de montante mais alto. O problema é que essas não são necessariamente as dívidas mais caras para o devedor.

Ao escolher as prioridades de pagamento, deve-se colocar em primeiro lugar aquelas dívidas que possuem maior taxa de juros.

Geralmente as dívidas mais caras são os passivos com cartões de crédito (10% a.m.), cheque especial (8% a.m.), crédito pessoal (4% a.m.) ou financiamento de veículos (2% a.m.).

A taxa de juros determina a velocidade de crescimento da dívida. Quanto maior a taxa, mais rápido o aumento do valor das prestações e saldo devedor. Mesmo que você possua dívidas maiores, a prioridade deve ser “matar” as maiores taxas de juros.

Troque dívidas caras por baratas

É vantajoso buscar outra opção de crédito para quitar as dívidas atuais? Muitas vezes sim! Se o dinheiro que possui agora não é suficiente para quitar o que está devendo, procure opções de crédito com taxas de juros mais baixas, como o crédito com garantia de imóvel.

Desta forma, você utiliza o valor obtido com o novo crédito para pagar aquelas dívidas com maior potencial de aumento, garantindo que elimine suas pendências financeiras em menor tempo. Além de melhorar a sua saúde financeira e poder planejar o futuro.

Uma opção é o Geru permite que cada vez mais pessoas possam fazer um empréstimo pessoal seguro, com mais conveniência e menos burocracia. Compare as taxas e veja a melhor escolha para você.

Conclusão

Pague primeiro as dívidas e só então comece a investir. Nada impede que você inicie os estudos sobre investimentos, buscando oportunidades e avaliando as que mais se adequam ao seu perfil.