37 requisio-de-arquivos - CodeHamper

Requisição de arquivos

Como utilizar o conteúdo de outros arquivos PHP




Em PHP frequentemente precisamos incluir dentro de nossos programas outros arquivos com definições de uma classe. Para atingir este objetivo no PHP, podemos fazer uso de um dos seguintes comandos:

include <arquivo>

A instrução include() inclui e avalia o arquivo informado. Seu código (variáveis, objetos e arrays) entra no escopo do programa, tornando-se disponível a partir da linha em que a inclusão ocorre. Se o arquivo não existir, produzirá uma mensagem de advertência (warning).

Exemplo:

biblioteca.php

<?php
  /*
   * função quadrado
   * retorna o quadrado de um número
  */
  function quadrado($numero){
    return $numero * $numero;
  }
?>

teste.php

<?php
  //carrega arquivo com a função necessária
  include 'biblioteca.php' ;
  //imprime o quadrado do numero 4
  echo quadrado(4)
?>

Resultado
16

require <arquivo>

Idêntico ao include. Difere somente na manipulação de erros. Enquanto o include produz uma warning, o require produz uma mensagem de Fatal Error caso o arquivo não exista.

include_once <arquivo>

Funciona da mesma maneira que o comando include, a não ser que o arquivo informado já tenha sido incluído, não refazendo a operação (o arquivo é incluído apenas uma vez). Este comando é útil em casos em que o programa pode passar mais de uma vez pela mesma instrução. Assim, evitará sobreposições, redeclarações, etc..

require_once <arquivo>

Funciona da mesma maneira que o comando require, a não ser que o arquivo informado já tenha sido incluído, não refazendo a operação (o arquivo é incluído apenas uma vez). Este comando é útil em casos em que o programa pode passar mais de uma vez pela mesma instrução. Assim, poderá evitar sobreposições, redeclarações, etc..


CodeHamper © 2017 - Todos os direitos reservados